Informação

O conteúdo deste blog não substitui a busca de atendimento especializado, sendo a primeira medida em caso de emergência, ligar ou se dirigir para serviços de pronto socorro.

Telefone dos Bombeiros - 192 / Telefone de SAMU - 193

terça-feira, 8 de novembro de 2011

Intoxicação por Animais Peçonhentos - Serpentes

Intoxicação por Animais Peçonhentos - Serpentes  

            Animais peçonhentos são aqueles que possuem glândulas de veneno que se comunicam com dentes ocos, ou ferrões, ou aguilhões, por onde o veneno passa ativamente. Portanto, peçonhentos são os que injetam veneno com facilidade e de maneira ativa, como, por exemplo, serpentes, aranhas, escorpiões, lacraias, abelhas, vespas, marimbondos, a arraias. Já  os animais venenosos são aqueles que produzem veneno, mas não possuem um aparelho inoculador (dentes, ferrões), provocando envenenamento passivo por contato (taturana), por compressão(sapo) ou por ingestão (peixe baiacu).

Serpentes

- A maioria dos acidentes é causada pelas  serpentes do gênero Bothrops(jararaca) de 80% a 90%, seguido pelo Crotalus(cascavel) de 10% a 20%. Os venenos das serpentes possuem varias frações, responsáveis pelas alterações nos acidentados.

Sinais e sintomas

Bothrops (jararaca) Ação do vaneno : Proteolítica,Coagulação, Vasculotóxica. Dor,edema, calor e rubor imediatos e no local da picada; aumento do tempo de coagulação(TC); hemorragias; choque,nos casos graves. Bolhas, equimoses, necrose, oligúria e anúria, levando a insuficiência renal aguda.

Crotalus (cascavel) Ação do veneno:Coagulante, Miotóxica, Neurotóxica, Nefrotóxica.
Aumento do tempo de coagulação (TC); mialgia generalizada; alterações visuais; diplopia,anisocoria,ptose palpebral; urina cor de "água de carne". Evolui para mioglobinúria, e anúria e insuficiência renal aguda.

Tratamento

            O tratamento é feito com a aplicação do soro (antiveneno) especifico para cada tipo de acidente e de acordo com a gravidade do envenenamento. A aplicação dos soros deve ser feita por via intravenosa(IV), podendo ser diluído ou não sem solução fisiológica ou glicosada. 
            Durante a infusão e nas primeiras horas após administração do soro, o paciente deve ser rigorosamente monitorado para detectar precocemente a ocorrência de reações como:urticárias, náuseas/vômitos, rouquidão e estridor laríngeo,bronco espasmo, hipotensão e choque.

(Texto de Ivania Matsumoto. Fonte: http://migre.me/63sMy)