Informação

O conteúdo deste blog não substitui a busca de atendimento especializado, sendo a primeira medida em caso de emergência, ligar ou se dirigir para serviços de pronto socorro.

Telefone dos Bombeiros - 192 / Telefone de SAMU - 193

terça-feira, 8 de novembro de 2011

Intoxicação por Animais Peçonhentos - Aranhas

Intoxicação por Animais Peçonhentos  

            Animais peçonhentos são aqueles que possuem glândulas de veneno que se comunicam com dentes ocos, ou ferrões, ou aguilhões, por onde o veneno passa ativamente. Portanto, peçonhentos são os que injetam veneno com facilidade e de maneira ativa, como, por exemplo, serpentes, aranhas, escorpiões, lacraias, abelhas, vespas, marimbondos, a arraias. Já  os animais venenosos são aqueles que produzem veneno, mas não possuem um aparelho inoculador (dentes, ferrões), provocando envenenamento passivo por contato (taturana), por compressão(sapo) ou por ingestão (peixe baiacu).

Aranhas

            É denominado araneísmo o acidente provocado por aranha. Das 30.000 especieis conhecidas, poucas possuem venenos ativo quando inoculado no homem. As aranhas peçonhentas de importância médica causam quadros de envenenamento que se diferenciam tanto nos seus aspectos epidemiológicos, como nos mecanismo de ação dos venenos, devendo ser abordados como agravos distintos.
            No Brasil, existem três gêneros de aranhas responsáveis por envenenamentos humanos: Loxosceles, Phoneutria e Latrodectus.

Sinais e sintomas

Loxosceles(aranha-marrom)

- Ação do veneno: Proteolítica, Hemolítica.
- Edema, eritema , dor local semelhante a queimadura, quando a comprometimento cutâneo visceral, observam-se febre, mal-estar generalizado, icterícia, equimose, vesículas, bolhas, necrose e ulceração. A urina torna-se escura, cor de coca-cola, pode evoluir para oliguria,anúria e insuficiência renal aguda.

Tratamento

- Tratamento especifico é feito com soro antiaracnídeo e/ou antiloxoscélico, na dose de dez ampolas por via endovenosa. Tratamento complementar consiste na limpeza local com anti-sépticos e hidratação do doente.

Phoneutria(aranha-armadeira)

- Ação do veneno: Neurotóxica, Miotóxica.
- Dor local intensa, geralmente irradiando para a raiz do membro acometido. Em crianças é possível ocorrer choque neurogênico após a picada.

Tratamento

- O tratamento consiste  na analgesia, pela infiltração local, ao redor da picada, de aproximadamente 4 ml  de anestésico do tipo lidocaína a 2%, sem vasoconstritor. Se a dor persistir, fazer uso do soro antiaracnídeo polivalente na dose de cinco  a dez ampolas, por via endovenosa. A soroterapia está sempre  indicado quando estiver presente o choque neurogênico, em crianças menores de 7 anos  e adultos com dor persistente após tratamento sintomático. O  tratamento complementar da dor local compreende banho de imersão, analgésicos e sedativos.

Latrodectus(aranha viúva-negra)

- Ação do veneno: Neurotóxico central e periférico.
- Causa quadro clinico no local da picada e no sistema nervoso central, alem de dor local, pode apresentar mialgia intensa, contraturas musculares generalizadas e convulsões tetânicas.

Tratamento

- Deve ser intensivo, com a utilização de analgésicos potentes para o alivio a das dores musculares e abdominais. Podem ser realizados bloqueios anestésicos regionais a base de lidocina sem vasoconstritor. Os relaxantes musculares á base dos benzodiazepínicos podem ser empregados iniciando-se com doses de1mg/kg de peso corporal.o gluconato de cálcio pode ser utilizado para alivio das câimbras musculares.
- O tratamento com soro específico é obrigatório, embora este tipo de soro não esteja disponível no Brasil devido ao pequeno número de acidentes.

(Texto de Ivania Matsumoto. Fonte: http://migre.me/63sMy)