Informação

O conteúdo deste blog não substitui a busca de atendimento especializado, sendo a primeira medida em caso de emergência, ligar ou se dirigir para serviços de pronto socorro.

Telefone dos Bombeiros - 192 / Telefone de SAMU - 193

sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Intoxicação por Etilenoglicol (anticongelante)

Intoxicação Por Etilenoglicol

Definição:
Etilenoglicol é um ingrediente comum em anti-congelantes. Se ingerido, é venenoso.

O que acontece com o corpo?

Etilenoglicol é muito tóxico. Todo ano, várias pessoas e animais são envenenados acidentalmente pelo etilenoglicol.

Quais são os sinais e sintomas da intoxicação?



Os sinais e sintomas do envenenamento por etilenoglicol são parecidos com intoxicação por álcool. Os primeiros sinais são fala incompreensível e sensação de estar voando. Vômitos podem ocorrer. Depois o sistema nervoso central pode ficar deprimido, podendo resultar em coma. Insuficiência cardíaca congestiva e edema pulmonar podem acontecer em estágio final. Os rins podem parar de funcionar causando a morte.

Quais são as causas e os riscos da intoxicação?

A intoxicação é causada pela ingestão da substância. Ela tem gosto doce e animais ou crianças podem ingeri-lo por acidente. Pequenas quantidades já são tóxicas.

Como é feita a prevenção da intoxicação?

As soluções precisam ser mantidas longe do alcance das crianças e animais.

Como a intoxicação é diagnosticada?

Exames laboratoriais podem evidenciar aumento de acidez no sangue. Essa condição clínica é chamada acidose metabólica. Podem ser encontrados certos cristais no sangue. Existe também um teste para etilenoglicol.

Qual é o efeito a longo prazo?

Os efeitos dependem da quantidade de etilenoglicol ingerido e do tempo decorrido desde a ingestão e o início de tratamento. Podem ocorrer falência renal, insuficiência cardíaca congestiva, lesão cardíaca e morte.

Como proceder os primeiros socorros?

Inicialmente deve ser feito A-B-C-D-E como descrito no Protocolo de Suporte à Vida (http://www.bombeiros.go.gov.br/). Aguardar o resgate avançado, mas sendo possível, dirigir-se imediatamente ao pronto socorro. Na chegada ao pronto-socorro, deve ser administrado bicarbonato de sódio para corrigir acidose metabólica do sangue. O estômago precisa ser lavado se o tempo decorrido for menor que 30 minutos. O antídoto (fomepizole) pode ser dado. Diálise pode ser feita no caso de intoxicação severa e presença de sinal de insuficiência renal e cardíaca.

O que acontece após o tratamento?

O indivíduo pode morrer da intoxicação. Pode haver também falência renal e insuficiência cardíaca congestiva que deixam conseqüências após a recuperação.

Como a intoxicação é acompanhada?

Devem ser monitorados a função renal e os níveis de etilenoglicol sangüíneos.