Informação

O conteúdo deste blog não substitui a busca de atendimento especializado, sendo a primeira medida em caso de emergência, ligar ou se dirigir para serviços de pronto socorro.

Telefone dos Bombeiros - 192 / Telefone de SAMU - 193

sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Choque Anafilático

CHOQUE ANAFILÁTICO
Definição:
O choque anafilático é uma reação alérgica intensa que ocorre minutos após a exposição a uma substância causadora de alergia, chamada de alergeno. Alguns exemplos são a penicilina e picada por abelha. Esse processo exige que o paciente tenha anteriormente sido exposto à substância. Pode-se dizer que o choque anafilático é uma forte reação à toxicidade de uma substância especificamente ao corpo daquele paciente.
O choque anafilático ocorre rapidamente e ameaça a vida; como acomete pacientes já expostos ao antígeno e que já desenvolveram anticorpo, ele, muitas vezes, pode ser evitado. Portanto os pacientes com alergias conhecidas obrigatoriamente devem compreender o significado da exposição subseqüente ao antígeno e usarem objetos de identificação que alertem quanto as suas susceptibilidades. O paciente e a família necessitam de informações acerca do uso emergencial de medicamentos no tratamento da anafilaxia.
Fisiopatologia:
Após o contato com o alergeno, seus vasos sangüíneos deixam vazar líquido para a área circunvizinha. Como resultado, sua pressão arterial pode cair abruptamente. Como diminui o fluxo sangüíneo, menos oxigênio atinge o cérebro e outros órgãos vitais. Como esses órgãos não podem mais funcionar bem, seu corpo entra em estado de choque. Além disso, seu corpo responde ao alergeno liberando substâncias, como a histamina, que causam o edema (inchação) e "rash" (vermelhidão) da pele, e um prurido (coceira) intenso.
Algumas complicações do choque anafilático incluem dano cerebral, insuficiência renal e morte.
Causas:
·         alimentos e aditivos alimentares;
·         picadas e mordidas de insetos;
·         alguns agentes usados na imunoterapia, que é a exposição gradual e controlada a uma substância à qual seu corpo é alérgico com a finalidade de dessensibilizá-lo a ela;
·         drogas como a penicilina;
·         drogas usadas como anestésicos locais, como a benzocaína e a lidocaína;
·         vacinas como o soro antitetânico;
·         em casos raros: poeira, outras substâncias presentes no ar, caspa de animais domésticos.
Manifestações clínicas:
Sintomas:
·         sensação de desmaio;
·         pulso rápido;
·         dificuldade de respiração, incluindo chiados no peito;
·         náusea e vômito;
·         dor no estômago;
·         inchação nos lábios, língua ou garganta (incluindo o palato mole - a parte de trás do céu da boca -, a úvula - campainha- , e a glote - provocando o edema de glote);
·         placas altas e pruriginosas na pele: urticária;
·         pele pálida, fria e úmida;
·         tonteira, confusão mental e perda da consciência ;
·         pode haver parada cardíaca.
Tratamento:
O tratamento do choque anafilático exige a remoção do agente causal (como suspender a administração de antibióticos; administração de medicamentos que restauram o tônus vascular e suporte emergencial das funções básicas da vida. Se as paradas cardíaca e respiratória forem iminentes ou já tiverem ocorrido deve ser realizada a Ressucitação Cárdio - Respiratória (RCP). A intubação endotraqueal ou traqueotomia pode ser necessária para estabelecer uma via aérea. As linhas intravenosas devem ser instaladas visando oferecer acesso para líquidos e medicamentos intravenosos.