Informação

O conteúdo deste blog não substitui a busca de atendimento especializado, sendo a primeira medida em caso de emergência, ligar ou se dirigir para serviços de pronto socorro.

Telefone dos Bombeiros - 192 / Telefone de SAMU - 193

segunda-feira, 9 de setembro de 2013

Intoxicação Dentro de Casa

            De acordo com pesquisas existem vários lugares onde se pode ocorrer acidentes, no entanto, o mais comum é dentro de nossa própria casa. Os serviços de emergência são chamados para atender acidentes ocorridos em casa mais do que qualquer outro lugar.     Desta maneira, devemos analisar bem cada cômodo de nossa casa, pois é melhor prevenir um acidente.

 
            Com relação à intoxicação, são inúmeras possibilidades dentro de casa. De forma especial o banheiro e a área de serviço são dois cômodos que mais chamam atenção quanto aos riscos. Normalmente neles guardamos a grande parte de produtos e substâncias potencialmente intoxicantes. Não que em outros cômodos não haja risco, mas é certo que esse é menor.
 
            Nas salas (de estar ou jantar) podemos encontrar aparelhos como ar condicionado ou climatizador sem manutenção. Nos quartos existem perfumes, desodorantes, cremes e outros cosméticos. Na cozinha há vapores, fumos, geladeiras, gás e os próprios alimentos sem acondicionamento correto. No banheiro e área de serviço encontramos desinfetantes e produtos químicos em geral para limpeza. Com certeza cada casa tem sua particularidade, assim como existem outros inúmeros outros produtos. De qualquer forma, como se proteger ou evitar acidentes de intoxicação em casa?
 
            Algumas medidas para evitar problemas:
 
Faça manutenção de forma correta nos equipamentos. As empresas sempre fornecem informações de como e quando realizar a manutenção de seus produtos e na maioria das vezes não é tão difícil fazê-la. Um climatizador precisa passar por lavagem constante para que possa funcionar de forma correta e não oferecer ar de qualidade ruim. Da mesma maneira, o ar condicionado necessita ter seu filtro lavado. Caso essa manutenção não seja feita, o ar expelido por esses aparelhos pode ser de qualidade duvidosa, além de conter microorganismos.
 
Mantenha todos os produtos bem fechados em suas embalagens originais. Muitas pessoas não conferem o fechamento dos galões ou recipientes dos produtos. Esse simples fato pode evitar que alguns produtos evaporem e, num ambiente propício, possam saturar o ar no ambiente causando intoxicação. Outra ação importante é não reutilizar os recipientes para armazenar outros produtos, mesmo que esses sejam lavados. As reações químicas produzidas pelas substâncias podem ser desastrosa.
 
Sempre que possível manter todos os produtos num mesmo lugar. Em muitas casas é normal encontrar produtos de limpeza armazenados em vários locais de acordo com o lugar em que se utiliza, por exemplo, a água sanitária dentro do banheiro, o lustra móveis dentro de uma estante, desinfetantes na área de serviço, desengordurante perto do fogão. Não armazenar tudo num só lugar pode oferecer riscos quanto ao controle desses produtos por outras pessoas ou mesmo por crianças.
 
Manter os produtos fora do alcance das crianças. Essa é uma medida essencial para evitar acidentes. Lembrando que as intoxicações podem ocorrer por contato,ingestão ou por inalação, o simples fato de uma criança respirar fundo um produto pode ser suficiente para causar danos sérios a uma criança, já que esta é bem mais frágil do que um adulto no que diz respeito à resposta imunitária.
 
Não entre em contato com o produto sem acompanhamento se tiver dúvida de alergia ou intoxicação. Muitas pessoas não conhecem suas próprias reações aos produtos mesmo podendo ser alérgicos. Dessa maneira, é sempre bom utilizar um produto novo quando tiver alguém em casa, para que havendo emergência, o serviço de atendimento dos bombeiros ou do SAMU possa ser acionado.
 
Nunca utilize qualquer produto em ambiente fechado. Mesmo que seja um produto conhecido, num ambiente fechado, o produto pode causar saturação do ar e pode haver intoxicação por inalação. Outros produtos de limpeza são reconhecidamente tóxicos e não podem em nenhuma hipótese ser utilizados em ambientes fechados.